Radio Missiowave: Grade missionária

A escola de samba Beija-Flor apresentou Jesus como mendigo durante o desfile de carnaval, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na segunda-feira (3), no Rio de Janeiro.

A escultura de Jesus Cristo coberta com um plástico preto desfilou como um carro alegórico formado por lixo e retalhos. Na frente da alegoria, 100 pessoas desfilaram fantasiadas de moradores de rua e ratos.

A figura de “Cristo Mendigo” foi apresentada pela primeira vez no desfile da Beija-Flor em 1989, quando foi criticada pela Igreja Católica e não voltou a ser exibida nos carnavais dos anos seguintes.

Neste ano, a alegoria retornou à Sapucaí como uma simbologia da “vitória” do samba contra a Igreja Católica. A ideia foi do diretor de Carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, conhecido como Laíla.

Na imagem de “Jesus mendigo”, foi colocada uma faixa com a frase: “Mesmo proibido, rogai por nós”.

Em postagem no Instagram, a escola Beija-flor comentou sobre a escultura polêmica. “A releitura da icônica alegoria ‘O Cristo Preto’, transgressora e antológica, é relembrada, ao fim do desfile, como a grande obra”.

Ocultismo na Sapucaí

No desfile deste ano, a maioria dos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro homenagearam entidades de religiões afro ocultistas.

Como a Salgueiro, que apresentou um enredo sobre o corpo fechado por amuletos e rituais. A comissão de frente mostrou um terreiro alegórico, com o casal de mestre-sala e porta-bandeira representando Xangô e Iansã, dois orixás adorados por seguidores do candomblé e da umbanda.

Após desfilar na comissão de frente, o casal embarcou em uma moto e foi até o último carro para se apresentar novamente como destaque. Segundo a Salgueiro, a atitude foi um pedido de Zé Pilintra após uma consulta à entidade.

Já a escola Unidos da Vila Isabel desfilou com o tema “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece!”.

A comissão de frente contou a história sobre o homem que enganou o diabo (interpretado pelo ator José Lorenzo).

Nos comentários de uma postagem no Instagram que mostrou a apresentação, muitos usuários criticaram a exaltação do reino das trevas.

“Apologia ao demônio não tem nada haver com tradição ou cultura”, afirmou um homem. Uma usuária comentou: “O carnaval só exalta o diabo, mas quando o povo tá passando por dificuldade ou na hora da dor, aí o povo lembra de Deus”.

Outra escreveu: “A cada ano a festa está ficando mais demoníaca. Parece um culto ao inferno. Triste ver que o carnaval do Rio virou um circo dos horrores”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por gshow (@gshow)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE

Maranata

Todos os dias 22h às 4h.

Som dos Povos

Todos os dias 8h às 9h / 15h às 16h .

Top 10 Worship

Todos os dias de 9h às 10h / 19h às 20h.

Primícias

Todos o dias de 4h às 06h / 15h às 17h.

#Partiu

Todos os dias 11h às 12h / 17h às 18h

Playlists

Todos os dias 17h às 18h

Youtube:
OUVIR >>

Spotify:
OUVIR >>

Deezer:
OUVIR >>

Todos o dias de 4h às 06h

Youtube:
OUVIR >>

Spotify:
OUVIR >>

Deezer:
OUVIR >>

Todos os dias 15h às 16h

Youtube:
OUVIR >>

Spotify:
OUVIR >>

Deezer:
OUVIR >>

Todos os dias de 10h às 11h

Youtube:
OUVIR >>

Spotify:
OUVIR >>

Deezer:
OUVIR >>